Em busca de Direitos: ações trabalhistas de mulheres na Justiça do Trabalho do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil (1941-1946)
DOI:
https://doi.org/10.17811/hc.v0i25.1005Palavras-chave:
História das Mulheres, Justiça do Trabalho, Direitos Sociais Constitucionais, Rio Grande do SulResumo
A pesquisa investiga os direitos das mulheres trabalhadoras e as respostas que a Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul, Brasil, deu às reivindicações das mulheres durante o período de criação e instalação da Justiça do Trabalho, entre 1941 e 1946. Utiliza-se como fontes primárias os processos das Juntas de Conciliação e Julgamento da cidade de Porto Alegre do período analisado. Por meio de pesquisa exploratória, pode-se concluir que a conquista de direitos das mulheres trabalhadoras demonstrou progresso nos anos estudados, ainda que houvesse uma forte resistência no âmbito social e, consequentemente, jurídico, à ideia de que as mulheres pudessem trabalhar fora do âmbito doméstico no período do estudo.
Enviado el (Submission Date): 13/01/2024
Aceptado el (Acceptance Date): 9/04/2024
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Janaína Rigo Santin, Giselda Siqueira da Silva Schneider
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Los autores que publican en "Historia Constitucional" ceden a la revista el derecho de primera publicación, así como la facultad de explotar y usar el texto para ulteriores publicaciones.
Los autores deberán comunicar a la revista ulteriores publicaciones de su texto.